Por que a Cirurgia endoscópica da coluna permite uma recuperação tão rápida, com alta no mesmo dia?

A cirurgia endoscópica da coluna revolucionou o tratamento de hérnias de disco e estenoses (estreitamento do canal). Uma das características que mais impressiona os pacientes é a possibilidade de ir para casa no mesmo dia do procedimento, o chamado “Day Clinic”. Mas como isso é possível com segurança?

A resposta está na agressividade — ou na falta dela.
Na cirurgia endoscópica, utilizamos uma câmera de alta resolução acoplada a um tubo fino. A incisão na pele tem menos de 1 cm (cerca de 8 milímetros).

Os segredos da recuperação rápida:

  1. Sem cortes musculares: Não cortamos o músculo para chegar à coluna, apenas dilatamos as fibras. Isso significa que, ao final da cirurgia, o músculo volta ao lugar intacto, reduzindo drasticamente a dor pós-operatória.
  2. Anestesia mais leve: Em muitos casos, é possível realizar o procedimento apenas com sedação e anestesia local, sem a necessidade de anestesia geral profunda e intubação. Isso permite que o paciente acorde rápido e sem o mal-estar típico de cirurgias longas.
  3. Sangramento mínimo: A visão da câmera permite cauterizar qualquer vasinho sanguíneo, tornando a perda de sangue insignificante.

Por ser um procedimento tão focado e pouco traumático, o paciente consegue levantar, caminhar e se alimentar poucas horas depois, recebendo alta para dormir no conforto de sua casa.

As informações acima têm finalidade educativa. Cada pessoa é única e pode precisar de orientações específicas. Se você apresenta sintomas ou deseja um diagnóstico preciso, agende uma consulta.

Dr. José Osni Brüggemann Neto
Ortopedista – CRM 14768 | RQE 9751

×