Existe um mito muito difundido de que quem tem dor nas costas ou hérnia de disco deve fugir da academia. “Musculação estraga a coluna”, dizem alguns. Na verdade, o oposto é o verdadeiro: a falta de músculos é que deixa sua coluna vulnerável.
A coluna vertebral precisa de sustentação. Quem faz esse papel é o “Core” (músculos do abdômen, lombar e pelve). Se esses músculos são fracos, toda a carga do dia a dia — carregar uma sacola, pegar um filho no colo, sentar de mal jeito — vai direto para os ossos e discos, causando lesões.
O perigo não é o exercício, é a execução.
A musculação é, na verdade, um dos melhores remédios para a coluna, desde que feita corretamente. O que machuca não é levantar peso, mas sim:
- Levantar carga excessiva sem preparo;
- Fazer o movimento com a postura errada;
- Não respeitar os limites do seu corpo.
Para quem tem hérnia de disco, a musculação deve ser adaptada. Evitamos exercícios que geram impacto vertical excessivo na fase aguda, mas focamos intensamente no fortalecimento. Um paciente com a musculatura das costas forte tem uma “cinta natural” que protege a coluna 24 horas por dia. Portanto, não tenha medo do movimento; tenha medo do sedentarismo.
As informações acima têm finalidade educativa. Cada pessoa é única e pode precisar de orientações específicas. Se você apresenta sintomas ou deseja um diagnóstico preciso, agende uma consulta.
Dr. José Osni Brüggemann Neto
Ortopedista – CRM 14768 | RQE 9751
